quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dicas de qualidade de vida no trabalho


Confira algumas dicas para encarar ou evitar momentos de tensão no ambiente de trabalho:

 

·         Planejamento: É importante planejar suas horas de trabalho, priorizar suas tarefas de modo que não precise prolonga-las para além de seu expediente, ou então par que as que sobrarem possam ser realizadas no dia seguinte.
·         Pense positivo: Tenha sempre uma atitude positiva. Quem é pessimista, reage negativamente a qualquer coisa nova ou espera maus resultados de tudo. Sorria sempre. Bom humor é uma grande arma para ganhar a simpatia das pessoas.
·         Lidar com críticas: Saiba encarar os comentários e críticas que são feitos sobre você ou sobre o seu trabalho. Os comentários são uma oportunidade de crescimento. Saiba reconhecer as críticas que têm valor para você.
·         Pontos fortes e fracos: Não somos perfeitos. Portanto, devemos reconhecer nossos potenciais e nossas limitações. Devemos ter a humildade suficiente para reconhecer nossos pontos fracos. Não vá além dos seus próprios limites. Aprenda a dizer NÃO.
·         Relaxamento:  Tenha consciência de sua respiração o dia inteiro. Faça respirações lentas, profundas e suaves. Nos momentos de muita tensão, mude de ambiente. Vá a algum lugar onde você não tem o hábito de ir: outro andar, copa ou sala. Passe lá um curto período de tempo, para respirar e se acalmar. Par quem trabalha sentado, o ideal é a cada 30 minutos alongar-se e andar um pouco.
·         Organização e renovação: Faça uma limpeza nas gavetas, organize o escritório e a sua mesa. Renove seu trabalho. Tente fazer tarefas repetitivas e burocráticas de forma diferente. Encontrando um meio de organização que se adeque a você e suas funções, será mais fácil obter rendimento e produtividade de forma eficaz.
·         Necessidades pessoais: Mesmo que você trabalhe com um cronograma apertado, procure reservar tempo para as suas necessidades básicas, como fazer exercícios físicos, dormir cedo, comer bem e relaxar. Beba pelo menos dois copos de água na parte da manhã e à tarde. Isso diminui a vontade de comer doces, fumar ou roer unhas.
·         Celebração: Comemore suas conquistas, mesmo aquelas que pareçam pequenas. Avalie todas as vitórias alcançadas e valorize o tempo gasto, a energia e os sentimentos atrelados a cada uma delas. A celebração descontrai e aumenta o sentimento de auto-estima, além de fazer com que desfrutemos mais a vida.
Fonte:http://acordocoletivo.org/2010/01/08/dicas-para-qualidade-de-vida-notrabalho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário