quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Presenteísmo


                Ir todo dia ao trabalho, se sentar em frente ao computador e atender a ligações telefônicas não significa, necessariamente, que você está ali. Isso se chama presenteísmo: é estar fisicamente presente no ambiente de trabalho, porém, mental e emocionalmente ausente.
            Este é um problema que vem ocorrendo atualmente dentro das empresas e que tem chamado a atenção daqueles que atuam na área de Gestão de Pessoas. E para quem vive isso, a situação também não é nada agradável... Em geral, são colaboradores tomados pelo desânimo, com níveis de estresse alto, e que sofrem conseqüências físicas e emocionais que podem contaminar, de maneira negativa, toda a equipe.
            Pesquisas indicam que o "presenteísmo" causa mais queda de produtividade do que a ausência da pessoa. O "presenteísmo" está, ainda, entre as causas de Burnout, o nível devastador de estresse que pode levar à depressão e até mesmo ao suicídio. Nesta situação, o colaborador se sente, literalmente, sem saída. 




             O quê fazer diante desta situação?

            Acredito que deve haver um movimento de mão dupla, tanto das empresas quanto das pessoas. Cada um precisa fazer uma auto-avaliação constantemente e colocar na balança a medida do prazer e também da insatisfação da sua opção profissional. Muitas vezes esta pressão precisa ser dividida com um terapeuta, por exemplo.             É bom lembrar que nem sempre a infelicidade no trabalho significa que é necessário mudar tudo; o problema pode ser causado pelo excesso de estresse, e isso tem solução! As empresas também podem ajudar com programas de qualidade de vida efetivos, que consigam mapear e monitorar o nível de estresse e de satisfação de seus colaboradores.             Se você se encontra nesta situação, vale a pena lembrar: trabalho não combina com infelicidade. E uma situação de "presenteísmo" também não se altera de um momento para o outro. As soluções não são mágicas, rápidas e nem simples - elas passam por uma avaliação de você mesmo e do ambiente de trabalho em que você vive. Os resultados, com certeza, são gratificantes para todos, mas principalmente para você! 

Fonte imagem:http://falaruan.blogspot.com/2009/04/absenteismo-presenteismo-voce-ja-ouviu.html
Fonte: Texto adaptado de Ana Maria Rossi*

*Ana Maria Rossi, Ph.D, é presidente da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) e representante do Brasil na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA). Mais informações no site www.ismabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário