quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Qualidade de vida no trabalho e motivação

            Diante da globalização que gera mudanças intensas, clientes cada vez mais exigentes, busca incessante pela qualidade e produtividade, grande volume de informações, inovações tecnológicas e competitividade acirrada terão mais chances de sobreviver aquelas organizações que forem capazes de vislumbrar os seus recursos humanos como seres únicos, ímpares, dotados de diferenças e com necessidades diversas. Na era do conhecimento que passou a constituir a principal vantagem estratégica competitiva, as empresas de vanguarda focam suas atenções nas pessoas, àquelas que realmente fazem a diferença e que detêm o conhecimento.
            O enfoque da importância da tecnologia da qualidade de vida no trabalho é fundamental no processo de motivação das pessoas dentro das organizações. Terão mais chances de sobreviver às empresas que estiverem voltadas a atender aos anseios, às expectativas e aos objetivos dos funcionários, compatibilizando-os com o alcance de resultados favoráveis para estas. Cada vez mais as empresas perguntam-se: como é possível manter pessoas motivadas? A Qualidade de Vida no Trabalho constitui importante ferramenta na busca da satisfação das necessidades das pessoas. Por outro lado, a qualidade de vida no trabalho é um conceito amplo que abrange tanto necessidades e expectativas pessoais como fatores situacionais ligados à tecnologia, às condições de trabalho, aos planos de carreira, às ações focadas em cargos e salários, ao sistema de recompensa, à avaliação de desempenho e ao potencial do profissional, entre outros. Contudo, não é possível implantar programas de qualidade sem que as pessoas estejam motivadas e engajadas no trabalho. Como a motivação é preconizada por alguns autores como sendo uma dinâmica de caráter eminentemente interior, um importante ponto de partida é entender o sentido que as pessoas atribuem àquilo que fazem. Em circunstâncias nas quais as pessoas sentem-se realmente motivadas, a projeção da autoestima elevada faz da situação do trabalho um caminho para se chegar a níveis mais altos de satisfação e realização pessoal. Assim a Qualidade de Vida no Trabalho deve buscar entre outros aspectos a valorização profissional e, consequentemente, a melhoria da autoimagem de cada indivíduo. Em suma, não há como abordar o tema Qualidade de Vida no Trabalho sem mencionar a motivação e a satisfação das necessidades dos funcionários que compõem a empresa, como aspectos preponderantes para a Qualidade de Vida dos profissionais no ambiente de trabalho. Diante de tantas turbulências, mudanças e incertezas que caracterizam o contexto atual das organizações, nos parece restar é o desafio da sobrevivência e as empresas que estiverem conscientes de que a competitividade requer produtividade com qualidade. Isso não significa que é suficiente apenas investir em tecnologias, mas também nas pessoas que trabalham na organização. Empresas com essa postura terão mais chances de sobreviver neste mercado. Nunca foi tão importante identificar as necessidades e os anseios das pessoas e compatibilizá-los com sua atuação no trabalho. Conhecer o que realmente motiva as pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer organização.

Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Capa/ - Por: Mônica Mello

Presenteísmo


                Ir todo dia ao trabalho, se sentar em frente ao computador e atender a ligações telefônicas não significa, necessariamente, que você está ali. Isso se chama presenteísmo: é estar fisicamente presente no ambiente de trabalho, porém, mental e emocionalmente ausente.
            Este é um problema que vem ocorrendo atualmente dentro das empresas e que tem chamado a atenção daqueles que atuam na área de Gestão de Pessoas. E para quem vive isso, a situação também não é nada agradável... Em geral, são colaboradores tomados pelo desânimo, com níveis de estresse alto, e que sofrem conseqüências físicas e emocionais que podem contaminar, de maneira negativa, toda a equipe.
            Pesquisas indicam que o "presenteísmo" causa mais queda de produtividade do que a ausência da pessoa. O "presenteísmo" está, ainda, entre as causas de Burnout, o nível devastador de estresse que pode levar à depressão e até mesmo ao suicídio. Nesta situação, o colaborador se sente, literalmente, sem saída. 




             O quê fazer diante desta situação?

            Acredito que deve haver um movimento de mão dupla, tanto das empresas quanto das pessoas. Cada um precisa fazer uma auto-avaliação constantemente e colocar na balança a medida do prazer e também da insatisfação da sua opção profissional. Muitas vezes esta pressão precisa ser dividida com um terapeuta, por exemplo.             É bom lembrar que nem sempre a infelicidade no trabalho significa que é necessário mudar tudo; o problema pode ser causado pelo excesso de estresse, e isso tem solução! As empresas também podem ajudar com programas de qualidade de vida efetivos, que consigam mapear e monitorar o nível de estresse e de satisfação de seus colaboradores.             Se você se encontra nesta situação, vale a pena lembrar: trabalho não combina com infelicidade. E uma situação de "presenteísmo" também não se altera de um momento para o outro. As soluções não são mágicas, rápidas e nem simples - elas passam por uma avaliação de você mesmo e do ambiente de trabalho em que você vive. Os resultados, com certeza, são gratificantes para todos, mas principalmente para você! 

Fonte imagem:http://falaruan.blogspot.com/2009/04/absenteismo-presenteismo-voce-ja-ouviu.html
Fonte: Texto adaptado de Ana Maria Rossi*

*Ana Maria Rossi, Ph.D, é presidente da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) e representante do Brasil na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA). Mais informações no site www.ismabrasil.com.br

O Desafio da Qualidade de Vida


           O termo qualidade de vida, de fato, tem sido muito utilizado ultimamente, mas não há consenso sobre sua definição. Nesta reflexão, vamos abordar algumas questões importantes sobre este tema, embora seja sempre importante lembrar que a qualidade de vida tem algo de subjetivo, ou seja, próprio de pessoa para pessoa.            Muitos são os fatores que influenciam na qualidade de vida e os mais importantes dependem de cada um de nós, da nossa visão do ideal, da nossa herança familiar e cultural, da fase da vida em que estamos da nossa expectativa em relação ao futuro, das nossas possibilidades, do ambiente, da visão que temos do mundo e da vida, dos nossos relacionamentos, etc..
            Sobre esta questão nunca é repetitivo demais dizer que ter quantidade de vida é importante, mas é diferente de ter qualidade de vida. Essa qualidade deve ser considerada em todas as suas dimensões, pois é um conjunto de fatores que a preenchem.
·         O que é qualidade de vida?
O Grupo de Qualidade de Vida da divisão de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde, definiu qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Qualidade de vida no trabalho
            Uma das questões centrais da reflexão sobre qualidade de vida está no trabalho, que deveria ser fonte de prazer e satisfação: o prazer no processo, o prazer em ver o trabalho pronto e o prazer que o produto final propicia às pessoas. O trabalho, na verdade, passou de uma concepção de sobrevivência, em busca de meios para satisfazer as necessidades básicas, até chegar, nos dias de hoje, como sendo vital e fundamental para todo ser humano, essencial à vida e à própria felicidade. É inegável sua importância para o ser humano, pois através dele a pessoa se sente útil à sociedade e à vida. O trabalhador, nesse sentido, deverá ser ouvido, percebido e respeitado como ser humano e como cidadão. Desta maneira, a concepção de trabalho seria desvinculada da concepção de castigo, fardo, sacrifício e se transformaria em fator importantíssimo de felicidade. No entanto, não é esta a racionalidade presente nas organizações e instituições. A lógica predominante é a dos negócios, sustentada pela defesa das leis do mercado.

domingo, 28 de agosto de 2011

Qualidade de vida no trabalho


Andréa de Lima Bossardi
Eliziane do Rocio Becker
Otávio Pavone de Oliveira
Thaiana Paula Toso

RESUMO
Este artigo trata de modo geral da Qualidade de Vida no Trabalho, considerada indispensável à
produtividade e à competitividade, cruciais à sobrevivência e sucesso para toda e qualquer empresa. Para ilustrar este tema, relata-se o caso da empresa GeloX Refrigeração Ltda, empresa na qual foi realizada uma pesquisa exploratória e na seqüência uma pesquisa descritiva – quantitativa, com o objetivo geral de identificar o grau de satisfação dos funcionários que atuam no setor administrativo com relação a Qualidade de Vida no Trabalho. Os objetivos específicos são mesurar o grau de satisfação quanto à: ambiente de trabalho, ações educativas, benefícios (plano de saúde, alimentação, área de lazer) e perspectiva profissional. O resultado que se pode inferir desta pesquisa é que, de modo geral os funcionários consideram boa a Qualidade de Vida no Trabalho, sendo assim, concluímos que os funcionários estão trabalhando motivados e dentro de uma condição boa de trabalho.

Palavras-chave: motivação; satisfação; qualidade de vida; desempenho profissional.


Qualidade de vida no trabalho: uma visão crítica da relação entre o trabalhador e a empresa


Oswaldo Gomes de Souza Jr. *

RESUMO: Este artigo trata das relações entre a empresa e o trabalhador, no tocante à qualidade de vida no trabalho – QVT, mostrando que fatores como segurança no trabalho, remuneração, salário e ambiente deixaram de ser fatores de única importância para a satisfação do trabalhador. Hoje, devido as grandes mudanças ocorridas tanto nos meios de produção através da própria revolução tecnológica, como o processo de globalização com a quebra de fronteiras e a constante busca por maior competitividade num mercado altamente disputado abriram grandes espaços entre interesses distintos, tanto do trabalhador como da própria organização. E isso transformou a satisfação laboral em desgaste físico, mental e social, deixando o saber pelo querer ter maior proporcionalidade estratégica.

PALAVRAS-CHAVE: revolução tecnológica; lesões de continuidade; qualidade de vida

Qualidade de vida no trabalho: Um olhar sobre o tempo livre dos trabalhadores de uma indústria metalúrgica

Marcelo Rugiski
Luiz Alberto Pilatti
João Luiz Kovaleski

Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo levantar e discutir o tempo livre dos trabalhadores de uma indústria metalúrgica da Cidade de Castro, na região centro sul do Paraná (Brasil), bem como, estabelecer uma relação entre as atividades a serem desenvolvidas nesse espaço de tempo com a Qualidade de Vida no Trabalho. Trata-se de uma pesquisa aplicada sob uma abordagem prioritariamente qualitativa e, em função dos seus objetivos, descritiva. Foi realizada na forma de levantamento e o instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. O referencial teórico que norteou as discussões sobre o tempo livre baseou-se
na teoria de Norbert Elias e Eric Dunning. Para discutir a Qualidade de Vida no Trabalho foram utilizados as proposta das Escolas de Pensamento de Limongi-França e o modelo teórico proposto por Walton. Constatou-se que no tempo livre dos referidos trabalhadores, ocorre um predomínio das atividades rotineiras pouco prazerosas em relação às típicas atividades de lazer. Conclui-se que entre as ações que buscam a QVT, várias atividades têm estreita relação com o tempo livre dos trabalhadores.
Palavras-chave: Qualidade de Vida; Qualidade de Vida no Trabalho; Tempo Livre.

Qualidade de vida no trabalho: fatores que influenciam as organizações


XIII SIMPEP – Bauru, SP, Brasil, 06 a 08 de novembro de 2006

Amarildo Pereira Cavassani (Fac. Nobel) amarildocavassani@ig.com.br

Edlene Barbieri Cavassani (Uem) edlenebarbieri@ig.com.br

Celestina Crocetta Biazin (Fac. Nobel) celeste@ecoatitude.com.br

Resumo: A qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a administração contemporânea. Ela afeta diretamente a vida dos indivíduos e conseqüentemente os resultados das organizações. Este trabalho tem como objetivo apresentar os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho nas organizações. Assim percebe-se a importância de fatores como: igualdade de oportunidades, identidade da tarefa, remuneração justa, feedback, entre outros.

Palavras chave: Qualidade de vida no trabalho; Modelos de QVT; Indicadores de QVT.

Estresse e qualidade de vida no trabalho

Artigos científicos:

Francisco José Torres Nascimento

Engenheiro Civil – Engenheiro de Segurança – MBA em Marketing
Mestrando em Sistema de Gestão
Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente – LATEC/UFF

Fernando Toledo Ferraz, D. Sc.
Doutor em Gerência de Produção pela COPPE/UFRJ
Professor do Mestrado em Sistemas de Gestão
Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente – LATEC/UFF

RESUMO:

Este trabalho tem o caráter informativo e baseia-se em pesquisa bibliográfica e de casos já publicados em periódicos. Apresenta como o estresse afeta o organismo e como tratar os seus efeitos. É difícil passar um dia sem encontrar alguma referência ao "stress" na televisão, nos jornais, nas publicações científicas e, especialmente, na conversa casual. Por que todo este alarde? Será que é porque há mais stress hoje em dia? A mudança do ritmo de vida impôs um mundo mais competitivo, onde o ser humano tem a necessidade de ser mais rápido que o concorrente e cada vez mais veloz na realização de suas tarefas. O admirável mundo novo nos atrai e fascina, mas também traz consigo graves desafios. No Brasil, o estresse já era há muito um traço marcante na vida do trabalhador, embora quase sempre negligenciado. Com a abertura do país à concorrência internacional, a partir da década de 90, foi exigida do trabalhador uma produtividade maior, com maior exigência do ritmo de trabalho e muitas vezes em condições ambientais adversas encontradas pelos competidores de outros países.

Palavras-chaves: Ergonomia; Stress; Qualidade; Trabalho; Prevenção.

Qualidade de vida no trabalho

Reportagem:

Resumo:
Atualmente, vivemos em um meio social de mútuas mudanças no ambiente empresarial, que afeta a vida particular e individual de cada um de nós, portanto é de grande relevância que a sociedade tenha a percepção de que é primordial na vida de qualquer ser humano qualidade de vida e saúde para enfrentar as diversas mudanças que ocorre constantemente nas organizações decorrente da alta competitividade, contudo métodos praticados de forma inadequada no ambiente de trabalho acarreta uma série de problemas na saúde física e mental dos colaboradores e na saúde financeira das empresas através da obtenção de indicadores negativos, como por exemplo: o afastamento do empregado em um determinado período de tempo, proveniente do absenteísmo, acidentes, doenças do trabalho, licenças e aposentadoria precoce, portanto para que esses indicadores negativos sejam reduzidos é de responsabilidade da organização implementar programas que proporcione melhores condições de vida no trabalho com a finalidade de obter a motivação dos funcionários e o bem estar na execução das tarefas diárias.